segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O amor verdadeiro pode ser bem diferente do que a gente pensa

Você já se perguntou como histórias de amor podem se transformar em brigas, traições e separação? O que acontece? O amor acaba?

Uma frase de Menachem Mendel Morgenstern, o rabino de Kotzk no século XIX, traz uma boa reflexão sobre o assunto.

Em um jantar do sábado judaico, um dos presentes teria dito que amava peixe. Ao que o rabino respondeu: “Você não ama peixe. Se você amasse o peixe, você não o teria matado e o cozinhado no fogo”. Quem aprecia peixe, não ama o animal. Apenas sente prazer porque satisfaz seu paladar e apetite.



Apesar da definição da palavra indicar sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outros, o amor, como o termo é comumente usado, é muito mais utilitário do que gostamos de pensar.

Por isso tantos relacionamentos tem se tornado descartáveis, um intercâmbio a curto prazo de prazeres e confortos mutuamente acordados até cessar a provisão de prazeres ou encontrar melhores acomodações em outro lugar.

O amor verdadeiro ama pelo que o outro é e não pelo que o outro faz por nós, o que eles precisam satisfazer ou como eles podem ser usados.

Um comentário:

  1. Muito boa esta postagem Cristiano, interessante mesmo como estas palavras são ditas atualmente, vejo que hoje dizem o "eu te amo" como uma palavra corriqueira assim como Kotzk coloca muito bem no exemplo do jantar, em tempos de amores e facilidades esta palavras são ditas tão sem sentindo como um "tudo bem" dito a um conhecido ao encontrar na rua, lembro-me do peso que esta palavra tinha ao ser dita por pessoas próximas em seus relacionamentos e quando tudo terminava mal o sentimento que restava era "não existe amor" e o como essas palavras eram temidas ao sair pela boca dessas pessoas, hoje vejo o contrario vejo jovens dizendo elas cada vez mais fácil sem realmente se importa. E dai surge um questionamento qual seria o ideal? até que ponto essas 3 palavras podem chegar a fazer real movimento em gerações? #adoreiopost

    ResponderExcluir