domingo, 12 de março de 2017

Entre Fronteiras e a Ilha Brasileira

Na série Entre Fronteiras, o documentarista Luís Nachbin busca histórias inéditas e inspiradoras, por dezenas de fronteiras do Brasil e da África. Nachbin viaja sozinho – ele mesmo opera câmera e faz a captação de áudio ao entrevistar os personagens. O resultado é uma abordagem mais intimista, em interações que se desenvolvem com muita espontaneidade. Por ser um viajante solitário, Nachbin é acolhido de forma diferente pelos seus anfitriões, que revelam seus cotidianos, seus sonhos, suas angústias com naturalidade, enquanto o espectador conhece a cultura local.


No sul do Brasil, fronteira com Uruguai e Argentina, está a ilha de nacionalidade duvidosa e nome sugestivo: Ilha Brasileira. O cenário verde, cercado de rios, é o pano de fundo para uma história de dedicação. Seu Zeca, com mais de 90 anos, passou as últimas cinco décadas cuidando e ajudando a preservar a ilha. Para muitos, ele se tornou a fronteira em carne e osso. A rotina desse humilde herói é desvendada por Luís Nachbin.



Situada exatamente na tríplice fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, a Ilha Brasileira é praticamente desconhecida. Seu Zeca foi o único morador e atualmente existe um projeto de transformar a área de 200 hectares em um parque municipal de preservação ambiental.

Com mata nativa, a região é rica em biodiversidade com muito potencial para se tornar uma atração turística ecológica.

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Fernando Cesar Daniel, meu avô era primo do seu Zeca, o nome do meu avô era jose Pedro Jorge Daniel, e eu coloquei em homenagem a ele o nome do meu filho nascido em 2017 de jose Pedro Daniel

    ResponderExcluir